apresentando: entrecolchetes

A exposição entrecolchetes é resultado de um trabalho interdisciplinar realizado pela turma do último ano do curso de graduação Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP.

A mostra convida o espectador a envolver-se em uma atmosfera incorpórea a partir das obras da exposição. Aproxima-se, assim, do conceito de incorporeidade desenvolvido por Anne Cauquelin no livro Frequentando os Incorporais (2008). Esta abordagem sugere uma experiência sensorial que, partindo do contato visual, vai além da materialidade das obras e desencadeia memórias e possibilidades de outras significações.

O conjunto de trabalhos da coleção de Oswaldo Corrêa da Costa, elencado pela curadoria, partiu de um acervo de mais de quatrocentas peças, a maior parte de arte contemporânea, e selecionou obras que apresentam características ativadoras de processos integrados de fruição e de reflexão.

O título entrecolchetes evoca a imagem de sua forma gráfica, convidando o espectador a completar, metaforicamente, o intervalo existente a partir de suas próprias experiências sensoriais.

A mostra está organizada em três módulos: Memórias, Vestígios e Ativações. Cada módulo, a partir de suas singularidades, convida o observador a recuperar lembranças de vivências específicas, percepções que muitas vezes não estão presentes na visualidade das obras.

São três caminhos que coexistem e se cruzam, permitindo que o espaço aparentemente delimitado pela distribuição física das obras, assuma uma corporeidade não visível, que se expõe, que se transporta e que se exprime em cada indivíduo.

entrecolchetes

curadoria de Ana Luiza Maccari, Camilla Loreta, Cida Katsurayama, Júlia Rocha,

Lizia M. Ymanaka Barretto, Marina Mantoan, Nina Knutson, Paulo Peresin e Sonia Vaz

Abertura: 11 de agosto, das 19h às 23h

Visitação: 12 de agosto a 30 de setembro de 2011 (visitas sob agendamento)

espaço Coleção Particular – Rua Artur de Azevedo, 51

Sobre labratobranco

a equipe [lab]ratobranco é composta por Ana Luiza Maccari, Camilla Loreta, Cida Katsurayama, Giovanna Bragaglia, Lizia M. Y. Barretto, Marina Mantoan, Paulo Peresin, Sonia Vaz, sob orientação de Cauê Alves.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s