conversa com a Casa Contemporânea

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais uma visita da equipe [lab]ratobranco aconteceu no dia 2 de Setembro na  Casa Contemporânea, localizada na Vila Mariana, um espaço que realiza exposições, encontros e debates sobre arte contemporânea, arquitetura e psicologia.

O espaço foi idealizado por Marcelo Salles e Márcia Gadioli com a proposta de proporcionar uma aproximação das pessoas com a arte contemporânea a partir de um espaço versátil e acolhedor. Suas atividades tiveram início em 2009.

Marcelo Salles é artista visual, arquiteto e além de atuar na área de arquitetura, desenvolve pesquisa historicista e teoria crítica em artes visuais e arquitetura.

Márcia Gadioli é artista visual e desenvolve trabalhos em fotografia e pintura, sendo o foco de sua pesquisa a memória e a passagem do tempo, representadas nas alterações urbanas.

A dupla, juntamente com Adriana Affortunatti e Rafaela Jemmene, já fazia parte do grupo de estudos e produção em arte contemporânea chamado “Issotudoégrupo” (http://issotudoegrupo.multiply.com), realizando um trabalho coletivo a partir de pesquisas, leitura de textos, elaboração de projetos, organização e curadoria de exposições.

A primeira exposição – “Ocupação” – surgiu a partir das reminiscências do antigo sobrado da década de 40 que passava então a acolher a Casa Contemporânea.  Para este primeiro evento, buscaram artistas que já tinham trabalhos que pudessem dialogar com o espaço e com as marcas do tempo deixadas na casa pelos antigos proprietários.

Depois dessa “ocupação” do espaço veio a fase de reforma para adaptação da propriedade para as novas atividades. Essa foi também mais uma oportunidade para apresentar novos projetos. Durante os 3 meses da reforma, surgiu então a proposta da exposição “Entreatos”, que acolheu artistas que fizeram intervenções especialmente pensando neste  “site specific”, durando cada uma um fim de semana.

O planejamento tem sido um ponto importante para os organizadores do espaço, que pensam sempre na manutenção do local como oportunidade para discussões. A Casa está aberta para receber projetos, mas faz questão de acompanhar todo o processo das exposições. Os interessados apresentam os projetos e estes são sempre analisados pela dupla, independentemente da participação dos mesmos como curadores das mostras.

A dupla tem como meta a apresentação de duas individuais por ano, sempre entremeadas por uma exposição coletiva simultânea, de modo que o público possa visitar mais de uma mostra numa única visita.

A exposição coletiva “Livro de Artista” – concepção de Adriana Affortunati e Rafaela Jemmene – começou a acontecer 3 meses antes da abertura, quando o grupo discutiu com os artistas como viabilizar a proposta; pensaram no blog que acompanharia a evolução dos trabalhos, bem como um caderno de processos, que também faz parte da exposição.

A exposição individual de Fabiola Racy, apresenta pinturas de espaços desabitados, construídos através de cores e pinceladas apaziguadas em sua rigorosa fatura que nos leva à introspecção, à uma doce melancolia.

Casa Contemporânea

Rua Capitão Macedo, 370 – V.Mariana – SP
tel: (11) 2337-3015

casacontemporanea370@gmail.com

de segunda à sexta das 14 às 20h, sábado das 11 às 17h.

A exposição “Sobre Livros” encerra em 25/09/2010.

A visitação da exposição de Fabiola Racy vai de 21/08 à 23/10/2010.

entrevista realizada por Cida Katsurayama e Marina Mantoan

Anúncios

Sobre labratobranco

a equipe [lab]ratobranco é composta por Ana Luiza Maccari, Camilla Loreta, Cida Katsurayama, Giovanna Bragaglia, Lizia M. Y. Barretto, Marina Mantoan, Paulo Peresin, Sonia Vaz, sob orientação de Cauê Alves.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s